Zorro - Lone Ranger - O Cavaleiro Solitário - Parte 1
O Zorro ou The Lone Ranger surgiu pela primeira vez como uma série de rádio criado por George W. Trendle, contando com a colaboração de toda a equipe da estação de rádio e desenvolvido pelo escritor Fran Striker.
O personagem principal era um ex-ranger, uma espécie de guarda-florestal do Texas, que andava com seu rosto coberto com uma máscara e montado num cavalo branco conhecido como Silver, pelo oeste norte-americano, no tempo das diligências, para corrigir as injustiças, juntamente com um índio americano, inteligente e lacônico chamado Tonto. O Cavaleiro Solitário era famoso pelo seu grito de "Hi-yo Silver, away!, quando ele saía a galope. No rádio e posteriormente na televisão esse grito sempre aparecia em sua abertura habitual.
A música tema da série e que marcou profundamente o herói mascarado foi o final de “William Tell Overture” de Gioacchino Rossini, bem como outras seleções clássicas de músicas incindentais de Wagner, Mendelssohn, Liszt e Tchaikovsky que estavam sempre presentes em diversas associações e momentos. O tema principal foi conduzido por Daniel Pérez Castaneda.
Uma possível inspiração para o Cavaleiro Solitário poderia ter vindo um romance de Zane Grey e também os contos de Karl May como “Old Shatterhand” e “Chief Winnetou”, podem ter influenciado enormemente na criação do conceito do herói mascarado. As lendas de Robin Hood e o Zorro também podem ser uma possível inspiração.
O primeiro episódio do Cavaleiro Solitário aconteceu no dia 30 de janeiro de 1933, pela rádio WXYZ, em Detroit, Michigan e posteriormente pela outras emissoras. Os primeiros episódios da série foram escritos por Fran Striker para uma estação em Bufalo, Nova Iorque. O herói mascarado era um ranger do Texas conhecido simplesmente por Reid, que estava procurando um criminoso chamado Butch Cavendish e sua gangue, juntamente com um grupo de outros rangers. O grupo era liderado pelo Capitão Reid e seu irmão, porém seus primeiros nomes nunca foram mencionados.
Butch Cavendish, o líder da gangue "Hole in the Wall Gang" conseguiu infiltrar um homem chamado Collins dentro dos rangers, aparentemente como um explorador, que os levou diretamente a uma emboscada armada pelo criminoso Butch, onde acabaram aparentemente todos mortos. Após a emboscada, Buch atira pelas costas em Collins, argumentando que se ele podia trair os rangers, também poderia trair a sua gangue.
Nesse meio tempo, um amigo de infância de Reid, um índio conhecido como Tonto, fica sabendo do massacre, sai a procura de algum sobrevivente e ainda consegue chegar a tempo de salvar um velho amigo, que ainda se encontrava vivo. Tonto leva seu amigo para um local seguro e assim tratar de cuidar dele. Enquanto Reid se recupera, Tonto enterra os outros rangers mortos. Nesse momento Reid jura trazer os assassinos perante a justiça.
Dessa forma Reid pede ao amigo Tonto que também cave uma sepultura para fazer as pessoas pensar que ele também havia morrido, assim como os outros. Nessa hora, Collins que ainda se encontrava vivo tenta matar Tonto e roubar o seu cavalo chamado Scout, mas ele acaba morrendo enquanto tentava derrubar uma imensa pedra sobre Reid e assim morre o outro homem que sabia da sobrevivência de Reid. A partir desse momento somente Reid e Tonto sabem de toda a verdadeira história e resolvem guardar segredo.
Zorro - Lone Ranger - O Cavaleiro Solitário - Parte 2
Pouco tempo depois, aquele que tornar-se-ia The Lone Ranger (Zorro) e seu companheiro descobrem um magnífico garanhão branco que havia sido ferido por um búfafo. Reid e Tonto adotam o garanhão e ao montá-lo dá o nome de Silver (Prata) e grita "Hi-yo Silver, away". Além de servir como um soar dramático, ela também servia para a audiência do rádio saber que o Cavaleiro Solitário estava a galope.
Mais tarde os dois encontram um velho mentor de Reid que havia descoberto uma mina de prata à tempos atrás. O mentor é o único, além dos dois, a saber, do ocorrido e também propõe ajudá-los fornecendo a Reid e Tonto, balas confeccionadas de prata. Usando um material do colete de seu irmão morto, Reid confecciona uma máscara que passará a identificá-lo como o Cavaleiro Solitário, além disso, decide usar somente balas prateadas, um metal precioso que servia para lembrar que a vida era extremamente preciosa e valiosa, como as balas prateadas que não podiam ser desperdiçadas ou jogadas fora.
Jura lutar pela justiça e nunca atirar para matar e assim o Cavaleiro Solitário e Tonto passam a vagar pelo Velho Oeste americano para ajudar as pessoas e lutar contra as injustiças. Durante as aventuras, Tonto se refere freqüentemente a Reid como "kemo sabe" (significado de fiel), como se dizia em sua tribo, tribo essa que nunca foi devidamente identificada.
O Cavaleiro Solitário exibia em suas aventuras também como um mestre em disfarce. Em várias ocasiões ele se infiltrava usando a identidade de um velho mineiro, com uma densa barba, que também mostrava muito pouco de sua fisionomia, normalmente para infiltrar-se e juntar dados sobre as diversas atividades criminais.
Na rádio o Cavaleiro Solitário foi interpretado por vários atores como George Seaton, Jack Deeds e Earle Graser, que morreu num acidente de carros após a gravação de somente cinco episódios da série, no dia 8 de abril de 1941. A partir de então a voz foi interpretado por Brace Beemer, que fazia o papel e a narração da série. Tonto foi interpretado por John Todd e às vezes por Roland Parker. O último episódio da série no rádio aconteceu em 3 de setembro de 1954.
A série de rádio inspirou um spin-off chamada O Besouro Verde (The Green Hornet) que descrevia o filho Reid chamado Britt Reid, que originalmente foi interpretado na rádio por Al Hodge em crimes dos tempos modernos, usando uma identidade secreta, juntamente com o seu parceiro chamado Kato. O Besouro Verde mais tarde também virou uma série de televisão na década de 60, quase na mesma época de outro grande sucesso da televisão chamada Batman.
POSTAGEM EXTRAIDA DO SITE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Montagem de Móveis Recife, WhatsApp +55 (81) 99999-8025